COMO NOVA ELEVAÇÃO DA SELIC PODE AUMENTAR A SUA RESTITUIÇÃO DO IR

GUEDES ENTREGA A 2ª FASE DA REFORMA TRIBUTÁRIA AO CONGRESSO; VEJA O QUE MUDA
25 de junho de 2021
RECEITA FEDERAL INSTITUI O CADASTRO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO – CIB
2 de julho de 2021

O aumento da taxa Selic influencia diretamente no valor a receber pelo contribuinte, entenda o motivo e como calcular

No último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), que aconteceu no dia 16 de junho, foi estabelecida a nova taxa Selic, que teve um aumento de 0,75% ponto percentual, elevando a taxa para 4,25% ao ano. 

Esse aumento impacta diretamente diversos setores e também o bolso do contribuinte, mas nem todo impacto será negativo: o valor da restituição do Imposto de Renda 2021 para aqueles que ainda devem receber o acerto do fisco será maior, já que o valor é corrigido pela variação da taxa de juros da Selic.

Como calcular Taxa Selic no IR

O contribuinte que tem valores a receber sempre tem a quantia reajustada para que este dinheiro não perca o seu valor, então a Receita Federal devolve com correção.

Atualmente, a Selic está com o valor de 4,25% ao ano, o que gera 0,35% ao mês – e é esta a correção que deverá ser aplicada no seu dinheiro, nos casos de restituição.

Para calcular essa diferença de  correção monetária da restituição do IR,  verifique qual o lote que receberá o valor, para calcular a Selic no período de 31 de maio até um mês antes de receber o dinheiro. Por exemplo: se o seu lote é o do dia 15 de outubro, você deverá calcular a correção de 31 de maio até 15 de setembro.

Importante destacar que, uma vez liberado o dinheiro na conta bancária indicada, ele não será mais corrigido e cabe ao contribuinte retirá-lo logo, a fim de investir ou usá-lo dentro do mês, garantindo o seu valor real, sem perder com a inflação. O dinheiro fica disponível por até um ano no banco indicado.

Restituição Imposto de Renda

Assim como no ano passado, serão cinco lotes de restituição do Imposto de Renda, sendo que o primeiro já foi liberado para idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves. Amanhã o segundo lote já será liberado para um novo grupo.

Confira as datas de pagamento deste ano:

LoteData de recebimento
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote30 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote30 de setembro

Vale ressaltar que o reajuste da Selic só acontecerá enquanto o valor não for pago para o contribuinte. 

Para consultar a restituição, basta acessar o site da Receita Federal e clicar nos campos “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. 

Fonte: Portal Contábeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.